terça-feira, 2 de março de 2010

Arte Interativa: Em cartaz a WEB-ART

Olá meu povo...

Como estamos na Web, até parece redundante falar de internet, mas agora estou focando o assunto como um novo território para a arte. Vocês já perceberam arte na web?
Obviamente já, mas talvez não tenham compreendido que se tratava disso. A maioria das pessoas conhecem, por exemplo, o site "charges.com" do Maurício Ricardo, mesmo autor daquelas animações do Big Brother. Enfim, ele era um cara que tem habilidade com desenho, boas ideias, bom humor principalmente, algumas técnicas de animação (neste caso os desenhos animados em flash - para internet) e sem espaço para divulgar seu trabalho. Aí, monta um site e periodicamente lança pequenas histórias e clipes com todo tipo de temas e personagens, sempre com muito humor e todo tipo de crítica... Foi um sucesso! Não tem como negar que seu território artístico é a Web.

Este vídeo é sobre uma Instalação usando a linguagem "Arte Interativa" como comentei na aula do dia 01/03 no 9º ano B.




A interatividade deste trabalho acontece quando as pessoas passam e a imagem se movimenta de acordo com o movimento das pessoas... Obviamente não é web-art e sim uma instalação.

Pra ajudar a traduzir um pouco mais sobre as "artes interativas" (estamos trabalhando esta linguagem artística no 8º e 9º ano) e principalmente sobre a web-art estou trazendo este pequeno texto pra vocês, além de alguns sites co-relacionados com o tema.

“A Web Art é democrática e a interatividade é sua característica fundamental. Imagem, texto, movimento e som, reunidos pelos artistas, podem ser navegados pelos espectadores em suas próprias montagens multimídias, cuja “autoria” final será aberta. Os espectadores tornam-se usuários.
Para os artistas, a internet oferece um novo modo de distribuição e uma nova mídia, com características próprias. Uma dessas características é a tecnologia, que forma os materiais. Tornar visíveis códigos habitualmente ocultos que revelam o caos aparente da tecnologia, como o site www.jodi.org.”
David Garcia e Geert Lovink, 1997

Para possíveis intervenções vejam alguns destes sites:
  • Não deixem de ver o site citado no texto - http://www.jodi.org - atualmente(março de 2010) tem um trabalho usando o google-earth, é muito bacana...
  • Também não deixem de ver o site: http://www.chrisjordan.com/current_set2.php - Neste o artísta trabalha com fotos e materiais inusitados, a interatividade é limitada mas é muito bacana ver na superampliação os materiais que ele usou nas imagens.
Além dos:
  • Walker Art Center: http://www.walkerart.org
  • Musée d’Art Contemporain de Montréal: http://www.macm.qc.ca
  • Museum of Modern Art, Nova York: http://www.moma.org
  • Tate Gallery, Londres: http://www.tate.org.uk
  • Chris Jordan: http://www.chrisjordan.com/current_set2.php
  • Maurício Ricardo: http://charges.uol.com.br/
Assim que for encontrando mais coisas irei adicionando mais sites...

Comentem até por não gostar, a crítica não precisa ser concordando.

Paz sempre!

Um comentário:

  1. Massa a iniciativa do blog, rei! Nesse mundo informatizado, compreender o papel da arte na sociedade é um exercício de reflexão constante, e a web vem para incrementar a equação...

    Abraço!

    ResponderExcluir