terça-feira, 9 de março de 2010

Meio Ambiente URGENTE


Olá minha gente, esta postagem não é diretamente ligada à arte e sim com a questão ambiental. Na verdade não dá para separar as questões ambientais de assunto algum ou de disciplina alguma. A vida no nosso planeta está cada vez mais complicada e não podemos perder esta questão de vista nunca.

Na nossa escola (CEMA-Camaçarí) a preocupação ambiental é constante, o exemplo disso é a mobilização que vocês alunos tem durante a semana do meio ambiente nos simpósios que apresentam, nas pesquisas e nas ações propostas, além da já famosa gincana. O tema ambiental é o mais explorado no momento por Vestibulares, provas de ENEM, e não se torna importante por este motivo e sim por ser a única saída de sobrevivência e por as instituições educacionais já sinalizarem para isto faz muito tempo.

Enfim, o que me chama atenção para fazer esta postagem de hoje é que recentemente saiu uma matéria no site da Rádio Metrópole sobre o lixo do Carnaval no entorno do Farol da Barra. A quantidade de latinhas que surfistas estão retirando do mar é incrível. O pessoal do Projeto Lixo Marinho entrou em contato com grupos de surfistas afim que os mesmos vistam a camisa e ajudem a preservar um espaço que é palco para o esporte deles.

Quem se interessar pela matéria na íntegra veja pelo link:
http://www.radiometropole.com.br/index_noticias.php?id=VFdwVmVrMVVSVDA9

Acompanhe as fotos da matéria sobre o entorno marinho do Farol da Barra.
Fotos: Francisco Pedro / Projeto Lixo Marinho - Global Garbage Brasil





Sobre o assunto lembrei de um vídeo que vi já faz um tempo... ele tem uma mensagem muito bonita apesar de realista. De certa forma, fala do mesmo assunto, assistam:



O vídeo é lindo mas é também uma denuncia...

Vocês devem ter visto também no final de semana uma matéria no Fantástico (programa dominical da rede Globo exibido dia 07/03) sobre a dificuldade e quase impossibilidade de depósito de lixo eletrônico...

Como em arte estamos sempre ligados com os acontecimentos e inquietações que movem o mundo, e o carnaval é um período de alegria e de apreciação maior da arte através das festas e neste caso a linguagem artística é musical. Mas, que também acontece um universo de coisas em seu entorno , lembrando que carnaval quer dizer "adeus a carne" ou "carne vale" que da origem a palavra carnaval, não precisa também dar um adeus a carne se matando em lixo né? Refletindo um pouco mais, lembrem que carnaval é uma festa cristã que acontece desde a idade média e que sua data é regida pelo ano lunar... olha a natureza aí participando da vida da gente... não esquecendo que quem rege as marés é a lua. Aí está a contradição, conceber um absurdo desses, e nem estou falando ainda das perdas naturais como da fauna e da flora marinha.

No Ens. Médio falei semana passada (sexta-feira 05/03) sobre uma campanha ambiental que faremos num trabalho com arte rupestre, e este seria um bom assunto a abordar.
Acompanhem esta matéria sobre lixo eletrônico que falei anteriormente nesta postagem. Pra quem não assistiu está é uma boa oportunidade de saber como as coisas realmente acontecem no que se refere ao destinamento do lixo aqui no Brasil e quais as alternativas positivas pro problema.




Para finalizar, um outro vídeo do mesmo grupo do anterior, "Construindo o mar".

A arte está aí para tentar salvar o mundo!!!

Como sempre... comentem!!! Estou me sentindo solitário...
Preciso da participação de vocês!

2 comentários:

  1. Ih, rapá... bota putaria ou besteirol que todo mundo comenta.. hehe.. essa questão do lixo eletrônico eh foda mesmo... tenho algumas tranqueiras aqui em casa q naum jogo fora por dor na consciência.. rs

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é bem informativo... mt bom, farei sempre umas visitinhas p/ vê mais matérias legais e importantes p/ nós seres humanos e que precisam cuidar de verdade deste Planeta... mais consciência galera. leide

    ResponderExcluir